Perfumes góticos - o que seriam esses perfumes góticos? Para mim seriam aqueles perfumes soturnos, esfumaçados, envoltos em uma aura sombria, envolvente e misteriosa.
Tudo que se refere à cultura gótica me fascina: a moda, o comportamento, a música, a estética e o estilo de vida. Não vou me ater sobre a cultura/subcultura gótica, isso é assunto que renderia muitos posts, hoje vou me ater aos perfumes com essa aura gótica. Eis meus cheirosos:
Niki de Saint Phale EDT
Comprei o Niki em uma mega promoção em um site gringo. Preço de banana. De cara o que me cativou foi o belo frasco azul marinho e dourado. Depois, o cheiro. Impossível não definí-lo como um perfume gótico.
Niki de Saint Phale foi modelo, pintora, escultora e cineasta. Linda, mas com uma história triste. De família rica, francesa, foi estuprada pelo próprio pai aos onze anos de idade. Sofreu um colapso nervoso, e como forma de terapia, dedicou-se à pintura e à escultura. Sua obra é maravilhosa e colorida, com influências de Gaudí. Quem vê suas obras coloridas e alegres não imagina que foram feitas por mãos atormentadas. Superado o trauma, Niki conservou até o fim de sua vida o olhar belo e triste. Faleceu em 2002.
Niki de Saint Phale |
Niki de Saint Phale EDT é um chypre old school, pesado e invernal. Imagino seu liquido negro e denso. Foi lançado em 1982. Saída verde, ligeiramente amarga, cravo, patchouli, rosas, jasmim, couro e sândalo em uma dança inebriante, quase tóxica. Fixação excelente, Niki é daqueles que ficam no travesseiro até o outro dia.
Esse perfume me remete imediatamente à personagem de Catherine Deneuve, a vampira Miriam Blaylock, em Fome de Viver. Sensual, fria, elegante e intoxicante... com uma trilha sonora perfeita de fundo: Bela Lugosi's Dead, do Bauhaus.
Fome de viver - Tony Scott - 1983 |
Black Orchid Voile de Fleur
Outro perfume denso, noturno. Seu cheiro lembra uma noite nebulosa, sombria e solitária. Gosto disso! Para mim o cheiro de BOVF é de flores brancas mortas. Colhidas e deixadas em algum lugar abafado, esquecido, como uma cena sepulcral. Flores brancas abafadas, madeiras úmidas ligeiramente doces, isso é o BOVF para mim. Intoxicante.
Black Orchid Voile de Fleur foi lançado em 2007, criado por David Apel. Tem notas de trufa negra, madressilva, gardênia, lírio, orquídea negra, ameixa, pimenta, canela, baunilha, sândalo, patchouli e leite. Fixação excelente.
Frasco negro, imponete e sem firulas.
Impossível não associar BOVF ao clássico Nosferatu de Murnau, ícone do expressionismo alemão. Flores brancas mortas, abafadas, madeiras úmidas e adocicadas entrelaçando a dança macabra do Conde Orlok e sua amada Ellen.
Nosferatu - Murnau - 1922 |
Fato interessante e recente: em 15/07/15, foi divulgado na mídia (mais aquí) o roubo do crânio do cineasta Friedrich Wilhelm Murnau, em um cemitério nos arredores de Berlin. Acreditam que o roubo ocorreu entre 4 a 14 de julho para fins de rituais ocultos. Nunca faltaram comentários à respeito do filme. Alguns acreditam que foi amaldiçoado, tentando arrumar alguma justificativa para a morte precoce do diretor e do ator principal. Sinistro...
Para brindar a mistura de Black Orchid Voile de Fleur com Nosferatu, uma música que se encaixa perfeitamente para mim: Temple of Love, do Sisters of Mercy.
Diana, A Louca dos Perfumes
Elisabeth Casagrande, do Perfume Bighouse
Cris Nobre, Templo dos Perfumes
Cris Bazoni, do Odorata Parfums