O tema da mesa redonda de outubro chegou com um aperto no coração... sou uma pessoa de sorte (só que não...) e tenho o costume de amar tudo que foi (ou que será) descontinuado.
A pergunta que não quer calar é a seguinte: porque raios descontinuam a produção de determinados perfumes? A Dri Sama, do excelente
I put a perfume on you, fala sobre o assunto
aquí.
Abaixo, selecionei meus preferidos, procurei ser sucinta, pois são tantos amores que se foram...
1 - Le Baiser du Dragon EDP - Cartier
O número 1 da lista por acaso é meu perfume favorito da vida toda (lágrimas...). uso o meu (de 50 ml) com conta gotas.
Le Baiser du Dragon EDP é na minha opnião a
perfeição em forma de perfume. Consegue ser elegante, sensual, singular e intrigante sem cair no óbvio. Tem notas gourmands (Amaretto, amêndoas, chocolate amargo e caramelo) bem dosadas com notas florais, amadeiradas e resinosas. Perfume de ninfa!
É um perfume licoroso, amadeirado, amendoado (amo perfumes com nota de amêndoa), doce na medida certa, adulto, maravilhoso. Fixa e exala muito bem.
Le Baiser du Dragon foi criado em
2003 por
Alberto Morillas.
Notas
Saída: gardenia, amêndoa amarga, Amaretto e neroli.
Coração: iris, musk, jasmim, rosa e cedro
Base: âmbar, patchouli, benjoim, chocolate amargo, caramelo vetiver e cedro
Não conheço nada similar e se alguém souber de uma fonte segura que consiga LBDD a preços módicos (que pelos menos seja mais em conta que um rim), avise porfa!
2 - Midnight Poison - Dior
Outro maravilhoso. Não gosto nem de lembrar que foi descontinuado.
Midnight Poison não foi amor à primeira borrifada. Quando provei achei ele muito masculino, amadeirado. Dei uma segunda chance e descobrí toda a beleza dark dele. O frasco faz juz à sua beleza: azul escuro, obscuro, misterioso.
Para mim, é basicamente um perfume de rosas com patchouli (em dose cavalar), forte, encorpado. Altamente sedutor em peles femininas, apesar de ser tranquilamente compartilhável. Fixação e projeção excelentes.
Foi criado em
2007 por
Jacques Cavalier e
Olivier Crespi com colaboração de
François Demachy.
Notas
Saída: bergamota e tangerina
Coração: rosa
Base: patchouli e âmbar
Não vou entrar em detalhes, mas teríamos uma opção para os orfãos do MP: Elle de YSL, Como nem tudo são flores, YSL fez o favor de descontinuar o Elle e assim continuamos no 0x0. Sacanagem...
(Up date - 15/03/15: segundo uma leitora, o Elle ainda é produzido, só não é mais comercializado no Brasil. Verifiquei no site oficial - http://www.yslbeauty.fr/parfum-femme?start=22&sz=12 e realmente ele não foi descontinuado).
Tenho um de 30 ml na versão Elixir (pela metade), que guardo para ocasiões muito, mas muito especiais mesmo... dor no coração define.
3 - Trouble - Boucheron
Ahhh o Trouble... delícia de perfume. Nesse caso fui esperta: tenho um em uso e outro lacrado no estoque.
Trouble é um problema mesmo... você vai provar, se apaixonar, e é aí que começa a encrenca: é difícil (ou impossível) de encontrar o danado.
Trouble é um perfume quente, sedutor, onde o jasmim e o âmbar imperam. Nenhuma nota pula, é um perfume redondinho, cremoso, feminino... cheiro que convida à proximidade. Para variar, assim como os outros perfumes citados, fixa e projeta bem.
Foi criado em
2004 por
Jacques Cavalier.
Notas
Saída: limão e Greenweed de Dyer (um tipo de arbusto de aroma fresco)
Coração: jasmim
Base: cedro e âmbar
Feliz da vida com um cheio em uso e outro lacradinho no fundo do armário...
4 - L'eau Cheap and Chic - Moschino
Delicinha! Um dos perfumes mais delicadinhos que eu tenho. Manja aquele cheirinho de banho, sabonete, creme hidratante e afins? É isso!
Trata-se de um perfume conforto, daqueles que remetem a um banho quentinho, a uma cama macia...
L'eau Cheap and Chic é um floral delicado, com nuances de rosa, lírio e íris, um cadinho atalcado, cheirinho de sabonete fino, daqueles que a vovó guardava com esmero nas gavetas para perfumar as roupas.
Foi criado em
2001 por
Ilias Ermenidis.
Notas
Saída: lírio, groselha, freesia e rosa
Coração: laranja e anis
Base: vetiver, heliotropo e ambergris
Não posso me esquecer de citar outro falecido da
Moschino, que eu também amo de paixão:
Moschino Couture, outro floral maravilhoso, que combina notas cítricas, florais e baunilha com harmonia.
Bom, citei aquí apenas alguns perfumes descontinuados que eu amo, mas minha lista é extensa, e só de lembrar já entro em cólicas.
Tenho uma
dica valiosa para detectar que um perfume está prestes a ser descontinuado, baseado em minha experiência pessoal:
estranhe se seu perfume favorito, que sempre custou os olhos da cara, começar a ficar
barato em todos os lugares, principalmente em lojas virtuais. Quando todas resolvem vender o mesmo perfume a preço de banana é para ligar o radar de um
possível descontinuado. Aproveite a promoção e
faça seu estoque. Se ele for descontinuado, sorte a sua, se não, fique feliz, você aproveitou uma boa promoção e terá um bom estoque do seu perfume preferido... rsrs
Segue abaixo os
links dos colegas perfumados: