Vamos dar continuidade aos nossos encontros mensais com meus colegas mais que especiais para falarmos sobre um tema em comum. O tema desse mês foi escolhido pela minha querida amiga Diana, que propôs escolhermos no mínimo três perfumes e compará-los com pratos culinários.
Confesso que pensei: " e agora?". Explico: detesto perfumes gourmands. A primeira associação que veio em minha mente sobre perfumes e comida foram os dulcíssimos gourmands. Como não tenho grande intimidade com os puramente gourmands, logo pensei que me metí em uma grande enrascada. Mas, "puxando pela memória" percebí que há muitos perfumes que eu amo e que lembram pratos culinários.
Amo cozinhar (e comer!!!) e modéstia à parte, cozinho muito bem. Então, vou aproveitar o ensejo e vou publicar aquí minhas receitinhas. Testadas e aprovadas, podem se jogar sem medo (nos perfumes e nas receitas!).
Jaipur Saphir (Boucheron): Bolo de especiarias
Jaipur Saphir é todo trabalhado nas especiarias, canela e cardamomo bem evidentes, especiarias amplamente usadas na perfumaria e culinária indianas.
Confortável, delícia no inverno, remete ao perfume do bolo de canela e cardamomo que faço. O perfume invade a casa enquanto está assando. Tem coisa melhor que um perfume que acalenta nos dias mais frios, com um cheiro quente de especiarias, que te levam para longe? E um bolinho fresquinho, perfumado e quentinho com uma boa xícara de chá? Tudo de bom, né?
Notas de saída: mandarina, yuzu, pêssego branco, cardamomo. Coração: canela, magnólia, jasmim e heliotrópo. Base: âmbar, baunilha, musk e benjoim.
Bolo de Especiarias
Bata no liquidificador pela ordem: 4 ovos, 1 copo de iogurte natural, a mesma medida de óleo, 1 xícara de açucar branco, 1/2 xícara de açucar mascavo, 1 colher (chá) de canela em pó, 1/2 colher (chá) de essência de baunilha, 4 cardamomos (retire a casquinha e despreze, retire a sementes e moa com um socador), 2 xícaras de farinha de trigo e por último, 1 colher (sopa) de fermento em pó. Coloque em forma untada e enfarinhada e cubra a massa crua com uma mistura feita com 1 colher (sopa) de açucar e canela à gosto. Leve ao forno pré-aquecido (180 graus) até dourar (teste do palito).
E aproveite! Acompanhe com uma bela xícara de chá fumegante. Delícia!
Ralph Rocks (Ralph Lauren): Salada de Frutas com Calda de Maracujá
Ralph Rocks é um perfume pra lá de alegre. Jovial, frutal, fresco e suculento. Excelente para o verão. Impossível não compará-lo à uma bela Salada de Frutas com Calda de Maracujá com frutas frescas, cítricas, suculentas. Sinto no Rocks um mix frutal com predominância no maracujá, laranja e kiwi. Delicioso.
Notas de saída: maracujá, laranja e kiwi. Coração: freesia, flor de laranjeira, folhas de palmeira e jacinto. Base: sândalo e âmbar.
Salada de Frutas com Calda de Maracujá
Misture em um recipiente grande a polpa de um maracujá azedo (com as sementes) com 1 colher (sopa) de açucar. Junte: 1 banana, 1 maçã, 1 kiwi, 1 mamão papaia,1 manga higienizados e picadinhos. Por fim adicione 1 laranja cortada em gomos, sem a pele e sementes. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Sirva acompanhado de sorvete de baunilha.
Liberté (Cacharel): Crepes Suzette
Ah o Liberté... mais uma delícia descontinuada. Um pecado. Perfume doce (sem ser enjoado), com uma nota de laranja e baunilha deliciosos, licorosos, redondinhos, nada enjoativo. Fixa que é uma beleza...
Minha avó fazia Crepes Suzette quando eu era pequena. Era sobremesa de dia de festa... o cheiro cítrico das raspas e do suco de laranja, o amarguinho-doce do licor Cointreau e a doçura perfumada do açucar vanille invadiam a casa... e aguçavam minhas lombrigas. Impossível não associar o cheiro dessa sobremesa com o Liberté. Ambos tem em comum uma doçura cítrica, a combinação do azedinho-doce perfeita!
Notas de saída: laranja, laranja amarga, bergamota, limão amalfi, mandarina e freesia. Coração: açucar, frangipani, flores brancas, gardênia, marmelada, heliotropo e mel. Base: patchouli, vetiver e baunilha.
Crepes Suzette
Massa: 4 ovos, 1 pitada de sal, 1 lata de creme de leite, 1 xícara de farinha de trigo, 1/2 xícara de açucar, açucar vanille à gosto. Bater tudo no liquidificador e fritar os crepes em uma frigideira antiaderente untada com um puco de óleo. Reserve.
Recheio: 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, 3 colheres (sopa) de açucar, 1 colher (sopa) de licor (ou suco) de laranja, raspas de 2 laranjas, raspas de 1 limão. Derreta a manteiga, junte o açucar, misture bem, acrescente o licor e as raspas e reserve.
Espalhe o recheio em cada crepe e dobre-o em quatro. Ao servir, polvilhe açucar sobre os crepes. Aqueça o conhaque e o licor de laranja em uma panelinha e flambe a mistura. Disponha imediatamente essa mistura quente sobre os crepes. Pode ser servido com uma bola de sorvete de baunilha.
Espero que tenham gostado da minha seleção. Minha intenção era associar perfumes que eu gosto e uso com pratos que me são familiares.
Apesar de não curtir os perfumes puramente gourmands, aquí vai uma menção honrosa ao Blue Sugar, da Aquolina. Já tive e até tentei usá-lo, achei a mistura de caramelo, baunilha e anis bem interessante, mas para mim não deu... lembrou-me um pudim de leite com calda caramelo e anis estrelado que comí em uma viagem. Perfeito para as formiguinhas de plantão.
Agora fiquem à vontade para ver os associações dos meus colegas... bora ver? Estou morrendo de curiosidade...
Carla, do Pimenta Vanilla
Elisabeth Casagrande, do Perfumes Bighouse
Vanessa, do Van Mulherzinha
Cris, O Templo dos Perfumes
Li, do Perfumes et Poésie
Dênis, do 1 Nariz
Mariana, da Estante Perfumada
Cassiano, do Perfumart