Chloé - marca francesa de moda "prêt à porter", fundada em 1952 por Jacques Lenoir e Gaby Aghion que teve seu auge nos anos 70. Seu primeiro perfume lançado foi Chloé, em 1975, com Karl Lagerfeld à frente do lançamento. Floral rico e opulento, carregado de flores brancas, fez (e ainda faz) a cabeça de muita gente nos anos 70/80. As criações perfumísticas da casa foram ao meu ver muito bem sucedidas, como por exemplo Chloé Narcisse e Chloé Innocence (esse, infelizmente, foi descontinuado), lançados nos anos 90. Em 2008, foi lançado uma nova versão de Chloé, o chamado "Chloé New EDP", projetado para atrair "mulheres jovens com gostos modernos". Foi um sucesso. Como tudo que faz sucesso, em seguida choveram seus flankers: Chloé EDP Intense (2009), Chloé EDT (2009), Chloé Rose Edition (2011), Chloé L'eau (2012) e por fim, o Roses de Chloé, lançado em 2013. Todos com a mesma embalagem mimosa, clean e chic, finalizado por um lacinho displicente.
Não pensei duas vezes ao comprar o Roses de Chloé, pois sou fã da marca. Até hoje não me decepcionei com nenhum de seus perfumes, muito pelo contrário, me agradam em cheio.
O lançamento de Roses de Chloé foi super badalado, em julho de 2013, realizado no Hotel Miramion, em Paris, que teve o local transformado por flores em todos os lados. Segundo a marca, Roses de Chloé é uma re-interpretação da rosa. Roses foi criado por Michel Almairac e Mylène Alran. Almairac e Alran explicaram que eles queriam criar um perfume de uma rosa específica (rosa damascena), com um perfume ao mesmo tempo fresco, mas cheio de personalidade. Segundo Almairac: "Roses de Chloé continua a caminhada pelo jardim que começou Chloé EDP e L'eau. Mas dessa vez, escolhemos uma rosa para mostrar.Quisemos recriar seu belo cheiro de modo que as pessoas pudessem dar-lhe como um presente o ano todo". Alran acrescenta: "Estamos focados no perfume da flor recém cortada, incluindo pétalas, talos e as folhas". A idéia dos perfumistas foi desenvolver novas facetas da rosa.
Notas
Saída: bergamota, estragão e lichia
Coração: rosa damascena, magnólia e cedro
Base: almíscar branco e âmbar
Roses de Chloé é cheiro de rosa cor de rosa. Cheiro de menina moça. Muito limpo, asseado, educado. É uma rosa bem comportada. Não conseguí associá-lo ao Chloé EDP, já que suas outras criações remetem ao primeiro. É possível reconhecer a base de Chloé EDP em todos seus outros flankers, menos no Roses de Chloé. Roses de Chloé é um perfume distinto. É uma rosa fresca, recém colhida, com suas folhas e talos, muito delicada, com um leve toque de cedro e almíscar branco. Me remeteu à delicadeza e frescor da rosa recém colhida do Rose Splendide, ambos tem notas em comum, como a rosa, magnólia e almíscar branco.
Agora, a pergunta que não quer calar: " Mas ele não é parecido com o Chloé Rose Edition?"
A resposta é não. Chloé Rose Edition tem a alma do Chloé EDP, seria um Chloé EDP com um carga extra de rosas afiadas. Roses de Chloé é outro perfume. Seria uma rosa etérea, delicada e envolvente.
Roses de Chloé é apresentado na versão EDT, a fixação em mim foi bem baixa, em torno de 3 horas tive que reaplicar, foi o Chloé que menos fixou em mim. Mas fixação é uma questão de pele, e como já comentei antes, a minha é uma tristeza no quesito fixação. O rastro é discreto (porém delicioso).
Para os amantes de rosas, está aí mais uma para desejar...