segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Mesa redonda: Perfumes que me fazem sorrir

Ah os perfumes... só de pensar sobre eles eu já abro um sorriso... sentí-los então... é um deleite para meus sentidos.

O tema desse mês (sugerido pela querida Van) aborda a sensação de alegria que alguns perfumes tem o poder de despertar. Alguns perfumes são mágicos mesmo. Lembro de um episódio de quando eu era menina... estava andando no shopping com minha mãe, entramos em uma loja da Benetton e sentimos o Colors (o vintage) pela primeira vez. Uma tarde sem graça transformou-se em euforia e animação. Associamos esse efeito ao Colors.

Os efeitos da aromaterapia são super difundidos por aí. Existem essências que acalmam, estimulam, alegram... e por aí vai. Existe também o efeito que um perfume que nos agrada muito produz, e isso pode não estar relacionado à aromaterapia e sim no prazer e alegria de usar algo que nos faz sentir bem.

Não posso deixar de falar na alegria que um perfume muito desejado produz quando é recebido, seja pelo grau de dificuldade em conseguí-lo ou pelo preço que nos faça quebrar o cofrinho. É muito prazeroso ter aquela raridade tão sonhada e desejada em mãos...

São tantos perfumes que provocam imensa sensação de alegria... amo todos meus perfumes e a maioria deles provocam sensações muito boas em mim, por isso vou citar dois novos (um nem tanto e outro que acabou de sair do forninho). Esses estão me fazendo rir à toa...



Les Saisons Automne - Van Cleef & Arpels


Essa belezinha foi lançada em 2004, criada pelo meu amado Francis Kurkdjian, em uma série dedicada às estações do ano.


O outono é uma das minhas estações preferidas, amo as tardes e o anoitecer outonais, com aquele sopro frio que avisa a chegada do inverno, a beleza dourada das tardes que convidam à aproximação, à um echarpe de cashemere quentinho, à uma xícara de café e que clamam por perfumes que acalentam. Les Saisons Automne tem o poder de me animar, sabe aquela sensação boa de sentir o vento bater nos cabelos e com sua brisa sentir o aroma dele recendendo? Isso me faz sorrir.



Les Saisons Automne é um perfume amadeirado (porém delicado), quente, envolvente, com o sândalo mais gostoso que já sentí na minha vida. A evolução dele é primorosa, um deleite para os sentidos. A abertura é sutil, ligeiramente fresca e frutada, evolui para um floral amadeirado e almiscarado, com um toque de amêndoas, muito bom. Delicioso. Cheiro de gente fina, elegante e sincera... rs.

Notas

Saída: bagas vermelhas, limão siciliano e groselha preta
Coração: sândalo branco, lírio, amêndoa
Base: madeira de cedro, heliotropo e almíscar

Verveine Menthe - L'Occitane


Descobrí essa delicinha meio sem querer... entrei em uma L'occitane por pura falta do que fazer e fui cafungar os perfumes e me deparei com o Verveine Menthe. Já conhecia o Verbena e não achava muita graça, eis que ao provar o Verveine Menthe meus olhinhos viraram de alegria! Achei ele energizante, pura alegria engarrafada. Deu um super "up" na minha tarde sem graça. Tive que comprar um para chamar de meu.



Verveine Menthe foi lançado em 2013, é um cítrico almiscarado nada azedo, com um toque verde delicioso, verbena e menta bem dosadas com uma base de almíscar deliciosa. Cheiro de banho gostoso. Te faz sorrir ainda mais se usado naqueles infernais dias quentes...



Notas

Saída: limão e grapefruit
Coração: verbena e hortelã
Base: madeira branca e almíscar

Esses foram meus dois últimos amores, vamos dar uma olhada nos perfumes que alegram meus colegas perfumados?


Dâmaris, do Village Beauté
Diana, A Louca dos Perfumes
Elisabeth Casagrande, do Perfume Bighouse
Vanessa, do Van Mulherzinha
Cris Nobre, Templo dos Perfumes
Dênis Pagani, do 1 nariz
Cassiano Silva , do Perfumart
Helen Fernanda, do Helen Fernanda
Cris Bazoni, do Odorata Parfuns
Priscila Lini, do Parfumée
Carla, do Pimenta Vanilla






terça-feira, 21 de outubro de 2014

domingo, 12 de outubro de 2014

Mesa redonda: perfumes descontinuados - meus favoritos

O tema da mesa redonda de outubro chegou com um aperto no coração... sou uma pessoa de sorte (só que não...) e tenho o costume de amar tudo que foi (ou que será) descontinuado.

A pergunta que não quer calar é a seguinte: porque raios descontinuam a produção de determinados perfumes? A Dri Sama, do excelente I put a perfume on you, fala sobre o assunto aquí.

Abaixo, selecionei meus preferidos, procurei ser sucinta, pois são tantos amores que se foram...

1 - Le Baiser du Dragon EDP - Cartier

O número 1 da lista por acaso é meu perfume favorito da vida toda (lágrimas...). uso o meu (de 50 ml) com conta gotas.


Le Baiser du Dragon EDP é na minha opnião a perfeição em forma de perfume. Consegue ser elegante, sensual, singular e intrigante sem cair no óbvio. Tem notas gourmands (Amaretto, amêndoas, chocolate amargo e caramelo) bem dosadas com notas florais, amadeiradas e resinosas. Perfume de ninfa!

É um perfume licoroso, amadeirado, amendoado (amo perfumes com nota de amêndoa), doce na medida certa, adulto, maravilhoso. Fixa e exala muito bem.

Le Baiser du Dragon foi criado em 2003 por Alberto Morillas.

Notas
Saída: gardenia, amêndoa amarga, Amaretto e neroli.
Coração: iris, musk, jasmim, rosa e cedro
Base: âmbar, patchouli, benjoim, chocolate amargo, caramelo vetiver e cedro

Não conheço nada similar e se alguém souber de uma fonte segura que consiga LBDD a preços módicos (que pelos menos seja mais em conta que um rim), avise porfa!

2 - Midnight Poison - Dior

Outro maravilhoso. Não gosto nem de lembrar que foi descontinuado.

Midnight Poison não foi amor à primeira borrifada. Quando provei achei ele muito masculino, amadeirado. Dei uma segunda chance e descobrí toda a beleza dark dele. O frasco faz juz à sua beleza: azul escuro, obscuro, misterioso.


Para mim, é basicamente um perfume de rosas com patchouli (em dose cavalar), forte, encorpado. Altamente sedutor em peles femininas, apesar de ser tranquilamente compartilhável. Fixação e projeção excelentes.

Foi criado em 2007 por Jacques Cavalier e Olivier Crespi com colaboração de François Demachy.

Notas
Saída: bergamota e tangerina
Coração: rosa
Base: patchouli e âmbar

Não vou entrar em detalhes, mas teríamos uma opção para os orfãos do MP: Elle de YSL, Como nem tudo são flores, YSL fez o favor de descontinuar o Elle e assim continuamos no 0x0. Sacanagem...
(Up date - 15/03/15: segundo uma leitora, o Elle ainda é produzido, só não é mais comercializado no Brasil. Verifiquei no site oficial - http://www.yslbeauty.fr/parfum-femme?start=22&sz=12 e realmente ele não foi descontinuado).

Tenho um de 30 ml na versão Elixir (pela metade), que guardo para ocasiões muito, mas muito especiais mesmo... dor no coração define.

3 - Trouble - Boucheron

Ahhh o Trouble... delícia de perfume. Nesse caso fui esperta: tenho um em uso e outro lacrado no estoque. 

Trouble é um problema mesmo... você vai provar, se apaixonar, e é aí que começa a encrenca: é difícil (ou impossível) de encontrar o danado.


Trouble é um perfume quente, sedutor, onde o jasmim e o âmbar imperam. Nenhuma nota pula, é um perfume redondinho, cremoso, feminino... cheiro que convida à proximidade. Para variar, assim como os outros perfumes citados, fixa e projeta bem.

Foi criado em 2004 por Jacques Cavalier.

Notas
Saída: limão e Greenweed de Dyer (um tipo de arbusto de aroma fresco)
Coração: jasmim
Base: cedro e âmbar

Feliz da vida com um cheio em uso e outro lacradinho no fundo do armário...

4 - L'eau Cheap and Chic - Moschino

Delicinha! Um dos perfumes mais delicadinhos que eu tenho. Manja aquele cheirinho de banho, sabonete, creme hidratante e afins? É isso!


Trata-se de um perfume conforto, daqueles que remetem a um banho quentinho, a uma cama macia... L'eau Cheap and Chic é um floral delicado, com nuances de rosa, lírio e íris, um cadinho atalcado, cheirinho de sabonete fino, daqueles que a vovó guardava com esmero nas gavetas para perfumar as roupas.

Foi criado em 2001 por Ilias Ermenidis.

Notas
Saída: lírio, groselha, freesia e rosa
Coração: laranja e anis
Base: vetiver, heliotropo e ambergris

Não posso me esquecer de citar outro falecido da Moschino, que eu também amo de paixão: Moschino Couture, outro floral maravilhoso, que combina notas cítricas, florais e baunilha com harmonia.



Bom, citei aquí apenas alguns perfumes descontinuados que eu amo, mas minha lista é extensa, e só de lembrar já entro em cólicas.

Tenho uma dica valiosa para detectar que um perfume está prestes a ser descontinuado, baseado em minha experiência pessoal: estranhe se seu perfume favorito, que sempre custou os olhos da cara, começar a ficar barato em todos os lugares, principalmente em lojas virtuais. Quando todas resolvem vender o mesmo perfume a preço de banana é para ligar o radar de um possível descontinuado. Aproveite a promoção e faça seu estoque. Se ele for descontinuado, sorte a sua, se não, fique feliz, você aproveitou uma boa promoção e terá um bom estoque do seu perfume preferido... rsrs

Segue abaixo os links dos colegas perfumados:

Dâmaris, do Village Beauté
Diana, A Louca dos Perfumes
Elisabeth Casagrande, do Perfume Bighouse
Vanessa, do Van Mulherzinha
Cris Nobre, Templo dos Perfumes
Dênis Pagani, do 1 nariz
Cassiano Silva , do Perfumart
Helen Fernanda, do Helen Fernanda
Cris Bazoni, do Odorata Parfuns
Priscila Lini, do Parfumée
Carla, do Pimenta Vanilla





terça-feira, 7 de outubro de 2014

Baiser Vole Lys Rose - Cartier

Depois de um longo inverno, eis que estou de volta! Sabe aquela correria que antecede as férias? Então... e depois vieram as merecidas férias, motivo do meu sumiço...

E com as férias, vieram perfuminhos novos, claro! Essa é uma das coisas que eu mais curto quando vou viajar: ter acesso a novos perfumes e novidades.

Confesso que andava bem alienada (perfumísticamente falando), quando me deparei com o Baiser Vole Lys Rose. Não sabia do seu lançamento, de suas notas... desconhecia a existência do bichinho. E, como a carne é fraca, acabei arrematando um totalmente no escuro para chamar de meu, pois não tinha tester.

Frasco idêntico ao dos irmãozinhos, com uma nuance rosa na base. Fofo. Nem imaginava o que vinha pela frente. Pelo nome, imaginava um Basier Vole com um toque de rosas (sabe de nada inocente...), nem imaginava que seria o tal lírio rosa. Quando provei Lys Rose veio a decepção: fresquinho, verãozinho, lírio com frutinha vermelha azedinha. Só. Simples assim.



Fui correndo pesquisar as notas e ví que era isso mesmo... lírio (nesse caso lírio rosa) e framboesa. Foi criado por Mathilde Laurent para o verão 2014.


Perfume simples, mais um floralzinho trabalhado no lírio (já repararam no tanto de lançamentos em que o lírio reina?), com um toque frutado azedinho da framboesa (boring...). Fresco, linear, coringa para os dias de calor. Sabe aquele perfume que não incomoda? Que cai bem em qualquer ocasião? Que todo mundo gosta? É esse.

Em mim não ficou nada doce, mas tem gente que o descreve (aka Fragrantica) como azedo-doce, acho que vai da pele de cada um.

Fixou pouco em mim, duas horinhas e lá se foi... rastro discreto.

Em mim não causou furor nenhum, achei bem sem graça. É bom a Cartier parar por aquí com os flankers de Basier Vole... ou se esforçar um pouquinho mais.


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Mesa Redonda: perfumes mais em conta - quais são seus favoritos?

Taí uma coisa que eu amo: encontrar algo bom e barato... a querida Cris Nobre sugeriu tantos temas interessantes nesse mês de agosto, que foi difícil votar. Eis aquí o tema vencedor! Muito pertinente, quem não gosta de encontrar algo bom e com preço justo?

Já tive excelentes surpresas com perfumes baratos, e péssimas também, onde a máxima: "o barato sai caro" é super válida. E péssimas com perfumes caríssimos, aqueles que a gente junta moedinhas para comprar e quando vai ver, não é aquela Coca-Cola toda... relatividades...

Compartilho com vocês alguns dos meus queridinhos, que além de cheirosos, aliam qualidade e preço. Espero que gostem!

English Rose - Yardley

Comprei há pouco tempo em uma promoção irresistível. Não dei muita bola para ele, pois meu primeiro Yardley - English Lavander - foi uma grande decepção. Grande engano! English Rose é um perfume de princesa... fino, delicado, elegante e com boa fixação. Perfeito para os amantes de rosas. Possui notas de rosa, gerânio, flores brancas, notas amadeiradas e almíscar. Esse perfume tem o poder de me acalmar em dias estressantes. Uma belezinha.

É facilmente encontrado em lojas virtuais nacionais. Vira e mexe aparece em promoção.

English Rose - Yardley

Bill Blass

Floral branco lindo! Falei dele aquí. Preço, fragrância, frasco, embalagem, projeção e fixação excelentes. Infelizmente não se encontra em lojas físicas e virtuais nacionais, mas em lojas virtuais internacionais (veja aquí) é facilmente encontrado.

Bill Blass

Eau de Glow - Jennifer Lopez

Olha, paguei minha língua com esse perfume. Já havia provado o Glow e achei sintético, irritante. Não curtí. Um belo dia dei de cara com o Eau de Glow em um site nacional por um preço incrível. Não pensei duas vezes e acabei comprando. Na pior das hipóteses daria para minha mãe ou minha irmã (essas duas sempre se dão muito bem... rsrs). Quando recebí, veio a surpresa: não tem nada de sintético e irritante. É um Glow melhorado, limpo, cheiro de banho delicioso, excelente fixação. É um perfume clean, envolvente, puro bem estar... se você curte um cheirinho de limpeza e banho tomado, se jogue sem medo.

Criado em 2012, possui notas de grapefuit, flor de laranjeira, rosa, íris, jasmim, baunilha, âmbar, musk e sândalo.

Eau de Glow

Eau de Dali - Salvador Dali

Ah... por esse eu tenho um apreço especial... foi um dos meus primeiros importados, tenho muitas lembranças bonitas desse perfume. É um perfume jovial, fofo, floral frutal alegre, capaz de melhorar meu humor. Fixa e projeta bem.Gosto de usá-lo no verão, tem uma abertura cítrica muito gostosa, revigorante.

Possui notas de abacaxí, pêssego, notas verdes, grapefruit, limão, bergamota, rosa, íris, jasmim, ylang ylang, lírio do vale, sândalo, baunilha, cedro e árvore de ameixa. Foi criado em 1995.

Eau de Dali

273 Rodeo Drive - Fred Hayman

Esse é para quem curte perfumes opulentos... 273 Rodeo Drive foi lançado em 1989, é um floral oriental arrasa quarteirão, bem típico dos anos 80/90. Delícia. Adoro usá-lo no inverno... flores brancas com especiarias, combinação deliciosa. Facilmente encontrado em sites internacionais, alguns (poucos) nacionais.

Possui notas de ameixa, pêssego, tuberosa, jasmim, gardênia, damasco, raiz de lírio, ylang ylang, especiarias, sândalo, âmbar, vetiver e cedro.

273 Rodeo Drive

Vanderbilt - Gloria Vanderbilt

Esse é a bagatela das bagatelas... outra bomba oitentista, lançada em 1982, criado por Sophia Grojsman, floral aldeídico pungente, um clássico!!! Se você gosta de perfumes fortes e opulentos, esse é imperdível. Fixa que é uma beleza e o frasco é uma lindeza.

Possui notas de bergamota, neroli, abacaxi, notas verdes, aldeídos, jasmim, flor de laranjeira, rosa, tuberosa, ylang ylang, canela, civeta, musk, opoponax, vetiver, sândalo e baunilha.

Encontrado à preço de banana em sites internacionais.

Vanderbilt

Joop! Femme

Bomba, bomba, bomba! E das boas, de longo alcance! Esse é para os fortes... se você é uma pessoa sensível à perfumes fortes, fuja para as montanhas! Agora, se você curte uma bomba, se jogue sem medo de ser feliz. Precaução: use com parcimônia e em temperaturas amenas.

Femme foi lançado em 1987 por Michel Almairac, possui notas de aldeídos, coentro, bergamota, limão, flor de laranjeira, jasmim, lírio do vale, rosa, sândalo, tonka bean, âmbar, patchouli, musk, algália, musgo de carvalho, baunilha e cedro. É classificada como amadeirada oriental.

Facilmente encontrado em sites nacionais, após um longo período desaparecido (achei que tinha sido descontinuado), baratinho, baratinho. Fixa de um dia para o outro brincando...

Joop! Femme

Animale Feminino

Delícia! Invernal, quente, chypre dos bons. Forte, ultra fixante, outra  bomba maravilhosa, excelente preço, facilmente encontrado em lojas físicas e virtuais nacionais.

Animale foi lançado em 1987, possui notas de coentro, jacinto, notas verdes, neroli, jacarandá, mel, cravo, raiz de lírio, jasmim, ylang ylang, rosa, lírio do vale, patchouli, coco, musk, almíscar, musgo de carvalho e vetiver.

Animale

Esses foram meus perfumes baratinhos preferidos. Mas também não posso deixar de citar o maravilhoso Fantasme de Ted Lapidus, as fabulosas colônias da linha Mediterrâneo da Phebo, o indispensável Acqua Fresca de O Boticário, o tradicional Giovanna Baby rosa, entre tantos outros que não caberiam em um só post. 

Espero que tenham gostado. Vamos curiar quais são preferidos dos nossos amigos perfumados? Bora lá?

Elisabeth Casagrande, do Perfume Bighouse
Vanessa, do Van Mulherzinha
Cris Nobre, Templo dos Perfumes
Dênis Pagani, do 1 nariz
Cassiano Silva , do Perfumart
Helen Fernanda, do Helen Fernanda
Cris Bazoni, do Odorata Parfuns
Priscila Lini, do Parfumée
Carla, do Pimenta Vanilla





segunda-feira, 14 de julho de 2014

Mesa Redonda dos Perfume Bloggers: quais são os perfumes que te aquecem nesse inverno?

Estamos aí com nossa Mesa Redonda perfumada de julho!

Vocês já conhecem o esquema: blogs que escrevem sobre perfumes falam em um dia especial sobre o mesmo assunto. Cada mês o tema abordado é escolhido por um dos bloggers. Este mês quem sugeriu o tema foi euzinha! Espero que gostem.


O inverno é para mim uma estação especial. É minha estação preferida, e adoro tudo que o inverno proporciona, desde o uso de roupas mais pesadas e elegantes, as comidinhas e bebidinhas, o clima de romantismo que convida à aproximação e, é claro, a oportunidade de usar fragrâncias mais pesadas e densas que chamam para junto de sí...

Gosto de perfumes intensos, mas infelizmente o uso fica restrito apenas ao inverno, já que na maior parte do tempo nosso clima é bem quente. Sendo assim, no inverno eu me esbaldo... tiro do armário minhas amadas bombas e faço a festa!

Os preferidos para o inverno são as bombas old school, alguns torcem o nariz, mas eu amo de paixão. São perfumes de personalidade, que impõe presença, invasivos e aparecidos, podem não agradar os narizes mais sutís... mas valem a pena serem provados.

Amarige - Givenchy 


Amarige é um perfume especial para mim. Foi o escolhido para o dia do meu casamento. Casei-me em junho, em um dia gelado e caiu como uma luva. Me esbaldei: usei o perfume, a lotion e o desodorante, tudo da mesma linha. Posso garantir que não ficou "over", tenho a pele muito branca e seca, tudo que uso acaba suavizando. Floralzão branco opulento e marcante. Delícia.


Amarige foi criado por Dominique Ropion em 1991.

Saída: pêssego, ameixa, laranja, tangerina, pau rosa e neroli. Coração: mimosa, neroli, tuberosa, gardênia, groselha negra e acácia. Base: musk, sândalo, cedro, tonka, baunilha e âmbar.

Imperdível para quem curte um floralzão à moda antiga.

Ysatis - Givenchy


Outro Givenchy amado... aguardo ansiosamente o inverno para usá-lo, pois em temperaturas mais altas seu uso é impraticável.

Ysatis é multifacetado... para mim ora apresenta sua face floral e limpa, até assabonetada e ora mostra sua face selvagem, com algo oriental, incensado e animálico. Ysatis é para os fortes. Acho-o muito sofisticado, a cara do inverno.


Ysatis foi criado em 1984 por Dominique Ropion (thanks por suas belas bombas, Mr. Ropion!!!)

Saída: frutas cítricas, gálbano, coco, ylang-ylang, pau rosa e aldeídos. Coração: jasmim, rosa, íris, tuberosa e narciso. Base: musk, âmbar, vetiver, patchouli, baunilha , sândalo e algália.

Narcisse - Chloé


Narcisse é outra bomba querida. Extremamente pesado, floral branco adocicado, old fashioned, imperdível! Está na lista dos meus preferidos ever! Sensação de poder e elegância, é isso que Narcisse passa. Adoro sentir seu cheiro em minhas roupas!


Narcisse foi criado em 1992 pela IFF Perfumes.

Saída:  pêssego, flor de laranjeira, abacaxí e violeta. Coração: gardênia, cravo, jasmim e rosa. Base: cedro, sândalo, baunilha e musk.

Poême - Lancôme


Outro floral amado... deu para perceber que sou chegada à um floralzão né? Poême foi um dos poucos perfumes que eu conseguí repôr. Não fico sem. Floral amarelo, melífero e envolvente, deixa rastro...

Classifico-o como um floral luminoso, ensolarado, parece que tem o poder de energizar e aquecer, perfeito para os dias nublados e frios.


Poême foi criado em 1995 por Jacques Cavallier.

Saída: groselha preta, ameixa, notas verdes, mandarina, narciso, estramônio, bergamota, pêssego, bergamota. Coração: mimosa, couro, flor de laranjeira, freesia, jasmim, heliotropo, ylang ylang, rosa, tuberosa, flor de vanilla. Base: tonka, baunilha, almíscar, âmbar, flor de laranjeira e cedro.

Giorgio - Giorgio Beverly Hills


Clássico!!! Cheiro presente na minha infância e adolescência. Eu sentia em muitas pessoas e amava, só depois fui ver que se tratava do Giorgio. Muitas pessoas não curtem, mas ele casa lindamente com minha pele e no inverno a combinação é bem interessante e sedutora. Outro floral branco, para variar...


Giorgio foi criado em 1980 por Francis Camail, Harry Chocos e ML Quince. Reza a lenda, que nessa época chegou a ser proibido em alguns restaurantes, devido sua intensidade (!!!). 

Saída: damasco, flor de laranjeira, pêssego e bergamota. Coração: tuberosa, gardênia, rosa, orquídea, jasmim e ylang ylang. Base: sândalo, âmbar, baunilha, almíscar, patchouli, camomila, musgo de carvalho e cedro.

Le Baiser du Dragon EDP - Cartier


Meu perfume preferido! Oscilou entre o primeiro e segundo lugar no meu coração com o Jacomo for Her, mas prevaleceu em primeiro. Pena que não dá para usá-lo à torto e a direito. Primeiro pelo fato de ser bem forte e invernal e segundo pelo fato de ter sido descontinuado. Um absurdo isso!

Pense em um perfume classudo, imponente, oriental dos bons, doce na medida certa (apesar das notas gourmands, não tem nada de doce balinha, é adulto e diferente), licoroso, quente e misterioso... Le Baiser du Dragon consegue ser tudo isso e mais um pouco. Divino define!


Le Baiser du Dragon foi criado em 2003 por Alberto Morillas.

Saída: gardênia, Amaretto, amêndoa amarga e neroli. Coração: íris, almíscar, jasmim, cedro. Base: âmbar, patchouli, vetiver, cedro, chocolate escuro, caramelo e benjoim.

Esses são apenas seis dos meus queridinhos para o inverno, mas não posso deixar  de citar outros maravilhosos que valem a pena experimentar:

- Givenchy: Hot Couture EDP, Organza
- Guerlain: Samsara, L'instant EDP, Secret Intention (descontinuado...)
- Dior: Família Poison, Adicct
- Cacharel: Lou Lou, Eden, Anaïs Anaïs
- Lalique: Lalique Le Parfum, Nilang (o vintage, de 1995 - mais quente e mais doce que o atual reformulado)
- Boucheron: Trouble (descontinuado)
- Jean Paul Gualtier: Fragile  - EDP e EDT (descontinuados), Classique EDP, MaDame
- Agent Provocateur: Agent Provocateur EDP
- Calvin Klein: Escape
- YSL: Cinema
- Kenzo: Kenzo Amour Indian Holi, Kenzo Amour Le Parfum
- Burberry: Burberry Woman, Brit EDP e Brit Gold (descontinuado)
- Lush: Karma
- Gloria Vanderbilt: Vanderbilt
- Fred Hayman: 273 Rodeo Drive
- Robert Piguet: Fracas
- Pierre Cardin: Rose Cardin
- Animale: Animale EDP
- Chanel: Allure EDP e Allure Sensuelle EDP
- Tom Ford: Black Orchid Voile de Fleur
- Slava Zaitsev: Maroussia e Nikita
- Versace: Crystal Noir EDP

Vamos conferir os perfumes que aquecem nossos amigos perfumados?

Dâmaris, do Village Beauté
Diana, A louca dos perfumes
Elisabeth Casagrande, do Perfume Bighouse
Vanessa, do Van Mulherzinha
Dênis, do 1 nariz
Cassiano, do Perfumart



quarta-feira, 11 de junho de 2014

"Escolha três perfumes e os compare a pratos da culinária"

E lá vamos nós!!!

Vamos dar continuidade aos nossos encontros mensais com meus colegas mais que especiais para falarmos sobre um tema em comum. O tema desse mês foi escolhido pela minha querida amiga Diana, que propôs escolhermos no mínimo três perfumes e compará-los com pratos culinários.

Confesso que pensei: " e agora?". Explico: detesto perfumes gourmands. A primeira associação que veio em minha mente sobre perfumes e comida foram os dulcíssimos gourmands. Como não tenho grande intimidade com os puramente gourmands, logo pensei que me metí em uma grande enrascada. Mas, "puxando pela memória" percebí que há muitos perfumes que eu amo e que lembram pratos culinários.

Amo cozinhar (e comer!!!) e modéstia à parte, cozinho muito bem. Então, vou aproveitar o ensejo e vou publicar aquí minhas receitinhas. Testadas e aprovadas, podem se jogar sem medo (nos perfumes e nas receitas!).

Jaipur Saphir (Boucheron): Bolo de especiarias


Jaipur Saphir é todo trabalhado nas especiarias, canela e cardamomo bem evidentes, especiarias amplamente usadas na perfumaria e culinária indianas. 

Confortável, delícia no inverno, remete ao perfume do bolo de canela e cardamomo que faço. O perfume invade a casa enquanto está assando. Tem coisa melhor que um perfume que acalenta nos dias mais frios, com um cheiro quente de especiarias, que te levam para longe? E um bolinho fresquinho, perfumado e quentinho com uma boa xícara de chá? Tudo de bom, né?

Notas de saída:  mandarina, yuzu, pêssego branco, cardamomo. Coração: canela, magnólia, jasmim e heliotrópo. Base: âmbar, baunilha, musk e benjoim.

 
Bolo de Especiarias

Bata no liquidificador pela ordem: 4 ovos, 1 copo de iogurte natural, a mesma medida de óleo, 1 xícara de açucar branco, 1/2 xícara de açucar mascavo, 1 colher (chá) de canela em pó, 1/2 colher (chá) de essência de baunilha, 4 cardamomos (retire a casquinha e despreze, retire a sementes e moa com um socador), 2 xícaras de farinha de trigo e por último, 1 colher (sopa) de fermento em pó. Coloque em forma untada e enfarinhada e cubra a massa crua com uma mistura feita com 1 colher (sopa) de açucar e canela à gosto. Leve ao forno pré-aquecido (180 graus) até dourar (teste do palito). 

E aproveite! Acompanhe com uma bela xícara de chá fumegante. Delícia!


Ralph Rocks (Ralph Lauren): Salada de Frutas com Calda de Maracujá


Ralph Rocks é um perfume pra lá de alegre. Jovial, frutal, fresco e suculento. Excelente para o verão. Impossível não compará-lo à uma bela Salada de Frutas com Calda de Maracujá com frutas frescas, cítricas, suculentas. Sinto no Rocks um mix frutal com predominância no maracujá, laranja e kiwi. Delicioso.

Notas de saída: maracujá, laranja e kiwi. Coração: freesia, flor de laranjeira, folhas de palmeira e jacinto. Base: sândalo e âmbar.


Salada de Frutas com Calda de Maracujá

Misture em um recipiente grande a polpa de um maracujá azedo (com as sementes) com 1 colher (sopa) de açucar. Junte: 1 banana, 1 maçã, 1 kiwi, 1 mamão papaia,1 manga higienizados e picadinhos. Por fim adicione 1 laranja cortada em gomos, sem a pele e sementes. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Sirva acompanhado de sorvete de baunilha.


Liberté (Cacharel): Crepes Suzette


Ah o Liberté... mais uma delícia descontinuada. Um pecado. Perfume doce (sem ser enjoado), com uma nota de laranja e baunilha deliciosos, licorosos, redondinhos, nada enjoativo. Fixa que é uma beleza...

Minha avó fazia Crepes Suzette quando eu era pequena. Era sobremesa de dia de festa... o cheiro cítrico das raspas e do suco de laranja, o amarguinho-doce do licor Cointreau e a doçura perfumada do açucar vanille invadiam a casa... e aguçavam minhas lombrigas. Impossível não associar o cheiro dessa sobremesa com o Liberté. Ambos tem em comum uma doçura cítrica, a combinação do azedinho-doce perfeita!

Notas de saída: laranja, laranja amarga, bergamota, limão amalfi, mandarina e freesia. Coração: açucar, frangipani, flores brancas, gardênia, marmelada, heliotropo e mel. Base: patchouli, vetiver e baunilha.

Crepes Suzette

Massa: 4 ovos, 1 pitada de sal, 1 lata de creme de leite, 1 xícara de farinha de trigo, 1/2 xícara de açucar, açucar vanille à gosto. Bater tudo no liquidificador e fritar os crepes em uma frigideira antiaderente untada com um puco de óleo. Reserve.

Recheio: 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, 3 colheres (sopa) de açucar, 1 colher (sopa) de licor (ou suco) de laranja, raspas de 2 laranjas, raspas de 1 limão. Derreta a manteiga, junte o açucar, misture bem, acrescente o licor e as raspas e reserve.

Espalhe o recheio em cada crepe e dobre-o em quatro. Ao servir, polvilhe açucar sobre os crepes. Aqueça o conhaque e o licor de laranja em uma panelinha e flambe a mistura. Disponha imediatamente essa mistura quente sobre os crepes. Pode ser servido com uma bola de sorvete de baunilha.


Espero que tenham gostado da minha seleção. Minha intenção era associar perfumes que eu gosto e uso com pratos que me são familiares. 

Apesar de não curtir os perfumes puramente gourmands, aquí vai uma menção honrosa ao Blue Sugar, da Aquolina. Já tive e até tentei usá-lo, achei a mistura de caramelo, baunilha e anis bem interessante, mas para mim não deu... lembrou-me um pudim de leite com calda caramelo e anis estrelado que comí em uma viagem. Perfeito para as formiguinhas de plantão.

Agora fiquem à vontade para ver os associações dos meus colegas... bora ver? Estou morrendo de curiosidade...

Dâmaris, do Village Beauté
Diana, A Louca dos Perfumes
Carla, do Pimenta Vanilla 
Elisabeth Casagrande, do Perfumes Bighouse 
Vanessa, do Van Mulherzinha
Dênis, do 1 Nariz 
Mariana, da Estante Perfumada
Cassiano, do Perfumart




segunda-feira, 12 de maio de 2014

Fatos que eu gostaria de saber quando comecei a me interessar por perfumes

É com prazer que escrevo hoje com meus queridos colegas que falam sobre perfumes (links no final) sobre o tema acima descrito. São olhares diferentes sob o mesmo tema, cada um com suas particularidades, fato que torna tudo mais interessante.

Falaremos sobre os fatos que eu gostaria de saber quando comecei à me interessar por perfumes, idéia muito pertinente do Dênis, do 1 Nariz. Fatos que se conhecidos não me fariam cair em roubadas desnecessárias. Coisa de marinheiro de primeira viagem no mundo perfumístico...

Vem comigo...

Pagar caro pelos cheirosos


Sim meus amigos... já paguei muito caro por perfumes que na verdade nem eram tão caros assim. Vou explicar: quando comecei a me interessar por perfumes importados, na adolescência, pegava minha modesta mesada, juntava por meses a fio e ia comprar perfume importado no shopping. Nem me dava ao trabalho de pesquisar se estavam em promoção. Não conseguia comprar um perfume só e muito menos comparava os preços em outras lojas. Não tinha noção de lojas online nacionais e internacionais (acho que nem existiam na época) e não havia o leque para pesquisa de preços que temos hoje em dia. Moral da história: eu pagava muito caro pelos meus cheirosos.


Desconhecer famílias olfativas e notas


Não sabia que notas e que famílias olfativas me agradavam. Escolhia tudo pelo "cheirômetro". Ia cafungando trocentos perfumes até encontrar um que me agradasse. Piorou quando comecei à comprar perfumes online no escuro. Já comprei cada bomba que vocês não tem idéia. Hoje sei quais são as famílias olfativas e as notas que me agradam, fato que poupa meu tempo e meu bolso, já que vou direto naquilo que gosto e não gasto dinheiro à toa em compras furadas no escuro.




Não haviam redes sociais


Quando entrei no Orkut, entrei para a comunidade "Apaixonados por Perfumes" e conhecí muita gente bacana que me ensinou muito sobre perfumes. Fui aprendendo sobre famílias e notas olfativas, fui apresentada à perfumaria de nicho e conhecí perfumes maravilhosos nos Orkontros perfumados. Participo até hoje dessa comunidade, ainda no Orkut (firme e forte) e no Facebook. Conhecí também a Fragrantica, comunidade internacional e fórum para discussão e pesquisa sobre perfumes.

Entrar em contato com pessoas que amam e que conhecem perfumes foi um divisor de águas para minha paixão.



Desconhecia (ou não haviam?) blogs especializados sobre perfumes


Hoje em dia temos muitas ferramentas para conhecermos o mundo da perfumaria. Inúmeros blogs de qualidade, nacionais e internacionais estão aí para aprendermos um pouco mais e conhecermos novos perfumes. Antigamente não dispunha dessa ferramenta para pesquisa e aprendizagem.

Entrei em contato com blogs como o da da Elizabeth Casagrande (o maravilhoso Perfume Bighouse) e Rosa Negra, que sempre foram inspiradores. Aos poucos foram surgindo outros que foram enriquecendo meus conhecimentos sobre perfumes.


Espero que tenham gostado! Seguem abaixo os links dos colegas com suas considerações sobre o mesmo tema. Confiram!

Carla, do Pimenta Vanilla 
Elisabeth Casagrande, do Perfumes Bighouse 
Vanessa, do Van Mulherzinha
Dênis, do 1 Nariz 






sábado, 10 de maio de 2014

Byzance- Rochas

Com a temperatura caindo aquí em São Paulo, lembrei de uma miniatura que tive há muito tempo do Byzance de Rochas. Que perfume lindo! Deu uma vontade imediata de tê-lo novamente. Vou caçá-lo...

Minha história com Byzance começou na adolescência. Folheava minha amada revista Capricho (a revista da gatinha, rsrs) e me deparei com uma matéria que falava sobre os perfumes preferidos das top models que bombavam na época: Cindy Crawford, Linda Evangelista, Claudia Schiffer, Tatjana Patitz... aliás essa última modelo foi garota propaganda de Byzance e é claro, relatava que seu preferido era o Byzance.

Tatjana Patitz na campanha de Byzance - 1989

Aquele frasco azul escuro me chamou a atenção, acho o frasco belíssimo, meio gótico, sei lá... fiquei louca por ele, juntei minhas economias e comprei uma miniatura. À primeira cafungada veio o susto: será que vou usar isso? Meu nariz acostumado na época com fragrâncias fresquinhas assustou-se. Deixei o Byzance de lado no meu guarda roupas por um bom tempo. Redescobrí-lo foi um deleite. Estava na época de incensos e galera reunida tocando violão. Incenso, bingo! Byzance para mim é puro incenso!



Byzance foi criado em 1987, criado por Alberto Morillas e Nicolas Mamounas para a tradicional casa francesa Rochas.

Vamos às notas:

Saída: aldeídos, especiarias, cravo, notas verdes, mandarina, manjericão, cardamomo e limão
Coração: tuberosa, lírio do vale, rosa turca, raiz de lírio, anis, jasmim, ylang-ylang
Base: sândalo, âmbar, musk, baunilha, cedro e heliotropo

Byzance é um perfume rico, quente, elaborado. Tem cara de inverno, roupas pesadas e quentinhas.

Abre aldeídico, explosão de especiarias, cravo (a flor) e limão. Evolui quente e abafado, com flores abafadas, sinto rosa, ylang, lírio e jasmim abafados por lotes de sândalo, âmbar e um tiquinho de baunilha. Um tiquinho mesmo.

Para mim Byzance é puro incenso indiano. É o perfume que mais me remete à incenso. É forte, pungente, fixa muito bem, silagem excelente. Infelizmente não sei como está hoje em dia, minha míni era vintage, maravilhosa.



Quero muito encontrar um Byzance para me aquecer nesse inverno. Só não sei se vou encontrá-lo. Em breve vou à caça. Se alguém souber onde encontrá-lo, avisem-me, porfa...

sexta-feira, 25 de abril de 2014

La Panthère - Cartier

Cartier - tradicional e luxuosa joalheria francesa, fundada em 1847 por Louis-François Cartier. Em 1904 criou seu primeiro relógio de pulso a pedido de ninguém menos que Santos-Dumont.

O primeiro perfume da casa foi criado em 1981 - Must de Cartier, seguido pelo masculino Santos de Cartier. Ao longo dos anos lançou várias fragrâncias de sucesso, sempre com o mesmo nome de suas coleções de jóias. Perfumistas renomados contribuíram para o sucesso de suas fragrâncias, como Alberto Morillas, Jean-Claude Ellena, Christine Nagel e Jacques Cavallier.

Não dá para falar de La Panthère sem citar Panthère, a pantera primogênita, lançado em 1986, criação de Alberto Morillas. Floral branco lindo, pungente, adocicado, um "cadinho" animálico, inebriante... infelizmente descontinuado. Tive o prazer de provar a versão EDP e o Pure Parfum. Apaixonantes...

Panthère - 1986

Em março de 2014, a Cartier lança La Panthère, inspirado no símbolo da casa - a pantera, e em seu antecessor, o esplendoroso Panthère de 1986. Dizem que "La Panthère" era o apelido da amante e musa de Cartier, Jeanne Toussant.


La Panthére foi criado por Mathilde Laurent, inspirado na mulher livre, independente e moderna da atualidade.

La Panthère - 2014

É classificado como um chipre floral, vamos às notas:

Saída: ruibarbo, morango, maçã, damasco e frutas secas
Coração: gardênia
Base: almíscar e musgo de carvalho

Confesso que inicialmente não tinha grandes expectativas pelo La Panthère, por pura implicância e por achar o Panthère de 1986 grandioso. Mas, para variar, queimei minha língua. São perfumes distintos e igualmente maravilhosos. Cada um na sua. Gostei demais do La Panthère.


Abertura frutada e levemente cítrica, logo dá passagem para um aroma quente, doce e inebriante da gardênia. Sinto de leve algo empoado, muito confortável. Almíscar e musgo de carvalho arrematam a composição com classe. La Panthère é soberbo... perfume extremamente feminino, sofisticado. Algo nele me faz lembrar o aspecto chipre e quente do Jacomo for Her, perfume que tenho um apreço especial.

A fixação é um show à parte: fixou em mim de um dia para o outro, o que considero um milagre, levando em conta meu tipo de pele. Silagem absurda. Perfeito.

Fazia tempo que não me animava com um lançamento e La Panthère foi uma grata surpresa. Perfume de mulher, sem cheiro de guloseima. Adulto e elegante.