sábado, 11 de janeiro de 2014

Miss Caron

Amo a Caron. Gosto de tudo (ou melhor: quase tudo) que a grife produz.

A grife foi fundada em 1904 por Ernest Daltroff e é a segunda casa mais antiga de perfumes parisiense.

Achei super interessante o fato da casa estar associada a uma história de amor secreto. Daltroff contratou uma ex-costureira (Felice Wanpouille) para ser conselheira artística da casa. Wanpouille supervisionou a criação de frascos e embalagens, fato que impulsionou a casa para o sucesso. Há rumores que Daltroff nutria sentimentos pela Srta. Wanpouille, mas nunca declarou seu amor. O fato é que a dupla deu certo e os negócios progrediram. A primeira fragrância de sucesso foi criada em 1911 - Narcisse Noir - fragrância icônica que foi imortalizada mais tarde no filme Sunset Boulevard. Daí então vários grandes ícones da perfumaria mundial foram lançados, como Tabac Blonde (1919), que foi projetado para um novo estilo de mulher que apontava na época, que não ligava para as convenções sociais e que não tinha vergonha de fumar em público.


Com a chegada da Segunda Guerra Mundial e do Nazismo, Daltroff, que era judeu, foi para os EUA para fugir da perseguição, deixando a casa nas mãos de Wanpouille. Daltroff nunca mais voltou para a Europa e faleceu em 1947. Wanpouille tomou as rédeas da Caron até seu falecimento em 1967. Patrick Caron Alès comprou a casa em 1998 e Romain Alès dirige a casa nos dias de hoje.

Boutique Caron - Boulevard Saint-Germain

Poucas pessoas sabem de outro produto da grife que faz sucesso até hoje e é produzido desde 1930: seu finíssimo pó facial, super luxuoso e cujo segredo de fabricação é guardado há sete chaves. Vem com aquele enorme pom pom vintage. Um luxo. Ainda terei um.

Pó facial Caron
Vamos então ao Miss Rocaille. Foi lançado em 2004, criado por Richard Fraysse, perfumista que está na casa há 30 anos. Embalagem e frasco lindinhos, como todo Caron. Tudo rosa/pink, super delicado. Imaginei pela embalagem que seria um floral bem mocinha, delicadinho e adocicado. Aí vem a surpresa: ledo engano!


Assim que eu borrifei em minha pele, não acreditei. Trata-se de um opulento floral verde! Sim, sim, floral verde com roupinha rosa. Nem preciso dizer que foi amor à primeira borrifada né? A cada dia que passa gosto mais dos florais verdes. Acho-os extremamente elegantes e singulares, quase ninguém usa. Adoro.

Notas

Saída: flor de laranjeira, manjericão e tangerina
Coração: lírio d'água, lirio do vale e água do mar (isso mesmo!)
Base: Musk e pistache

Para mim Miss Rocaille é a mistura perfeita de erva (manjericão bem presente), nota cítrica bem dosada (tangerina) com água (sim, água), só que não água do mar, sinto a frescura da água como se ela estivesse acompanhando os lírios da composição em forma de orvalho. E musk para fechar. Nada de pistache em minha pele (que pena!). A composição do Miss Rocaille é no mínimo inusitada. E deliciosa. A flor de laranjeira da abertura é discretíssima. Perfume perfeito para quem gosta de floral verde. Uso o meu com parcimônia, tenho de medo de ficar sem.


A fixação é boa para um EDT, 5 horas presente em minha pele. Rastro discreto.

Senhorita Rocaille é uma mocinha de atitude, que ama a liberdade e que não está ligada à convenções e modices. Surpreeende pela elegância ímpar e singularidade.

A imagem abaixo traduz a fragrância verde, fresca, livre e cheia de atitude de Miss Rocaille: a deusa Diana e suas Ninfas na selva...






4 comentários:

  1. Eu acho tão lindo aqueles frascos que estão na foto da Boutique Caron, parecem jarros enfeitados, rs.
    Nunca imaginaria um perfume de frasco e embalagem cor-de-rosa com cheiro verde! Se bem que tem aquele lindo do Pleasures Intense que é assim...agora que me ocorreu.
    Eu achei incrível a combinação das notas: manjericão, água do mar e pistache.Tudo!! Deve parecer o Grain de folie, de Grés, que é uma calda fria de hortelã e manjericão.Bom!!

    PS: tô apaixonada pelo pozinho com fluf !

    ResponderExcluir
  2. Li, Miss Rocaille foi uma grata surpresa. Não conheço o Grain de Folie, deve ser maravilhoso...
    Quanto ao pó facial, fiquei maluca ainda terei um!

    ResponderExcluir
  3. Descreveu ele com perfeição Ju! E conheci através de vc! Adorei sua resenha, a parte 'histórica' da Caron ficou demais!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Diana! Ele é demais, não é? A Caron é como a Guerlain para mim, perfumaria de berço, de tradição... amo!

    ResponderExcluir