quarta-feira, 11 de junho de 2014

"Escolha três perfumes e os compare a pratos da culinária"

E lá vamos nós!!!

Vamos dar continuidade aos nossos encontros mensais com meus colegas mais que especiais para falarmos sobre um tema em comum. O tema desse mês foi escolhido pela minha querida amiga Diana, que propôs escolhermos no mínimo três perfumes e compará-los com pratos culinários.

Confesso que pensei: " e agora?". Explico: detesto perfumes gourmands. A primeira associação que veio em minha mente sobre perfumes e comida foram os dulcíssimos gourmands. Como não tenho grande intimidade com os puramente gourmands, logo pensei que me metí em uma grande enrascada. Mas, "puxando pela memória" percebí que há muitos perfumes que eu amo e que lembram pratos culinários.

Amo cozinhar (e comer!!!) e modéstia à parte, cozinho muito bem. Então, vou aproveitar o ensejo e vou publicar aquí minhas receitinhas. Testadas e aprovadas, podem se jogar sem medo (nos perfumes e nas receitas!).

Jaipur Saphir (Boucheron): Bolo de especiarias


Jaipur Saphir é todo trabalhado nas especiarias, canela e cardamomo bem evidentes, especiarias amplamente usadas na perfumaria e culinária indianas. 

Confortável, delícia no inverno, remete ao perfume do bolo de canela e cardamomo que faço. O perfume invade a casa enquanto está assando. Tem coisa melhor que um perfume que acalenta nos dias mais frios, com um cheiro quente de especiarias, que te levam para longe? E um bolinho fresquinho, perfumado e quentinho com uma boa xícara de chá? Tudo de bom, né?

Notas de saída:  mandarina, yuzu, pêssego branco, cardamomo. Coração: canela, magnólia, jasmim e heliotrópo. Base: âmbar, baunilha, musk e benjoim.

 
Bolo de Especiarias

Bata no liquidificador pela ordem: 4 ovos, 1 copo de iogurte natural, a mesma medida de óleo, 1 xícara de açucar branco, 1/2 xícara de açucar mascavo, 1 colher (chá) de canela em pó, 1/2 colher (chá) de essência de baunilha, 4 cardamomos (retire a casquinha e despreze, retire a sementes e moa com um socador), 2 xícaras de farinha de trigo e por último, 1 colher (sopa) de fermento em pó. Coloque em forma untada e enfarinhada e cubra a massa crua com uma mistura feita com 1 colher (sopa) de açucar e canela à gosto. Leve ao forno pré-aquecido (180 graus) até dourar (teste do palito). 

E aproveite! Acompanhe com uma bela xícara de chá fumegante. Delícia!


Ralph Rocks (Ralph Lauren): Salada de Frutas com Calda de Maracujá


Ralph Rocks é um perfume pra lá de alegre. Jovial, frutal, fresco e suculento. Excelente para o verão. Impossível não compará-lo à uma bela Salada de Frutas com Calda de Maracujá com frutas frescas, cítricas, suculentas. Sinto no Rocks um mix frutal com predominância no maracujá, laranja e kiwi. Delicioso.

Notas de saída: maracujá, laranja e kiwi. Coração: freesia, flor de laranjeira, folhas de palmeira e jacinto. Base: sândalo e âmbar.


Salada de Frutas com Calda de Maracujá

Misture em um recipiente grande a polpa de um maracujá azedo (com as sementes) com 1 colher (sopa) de açucar. Junte: 1 banana, 1 maçã, 1 kiwi, 1 mamão papaia,1 manga higienizados e picadinhos. Por fim adicione 1 laranja cortada em gomos, sem a pele e sementes. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Sirva acompanhado de sorvete de baunilha.


Liberté (Cacharel): Crepes Suzette


Ah o Liberté... mais uma delícia descontinuada. Um pecado. Perfume doce (sem ser enjoado), com uma nota de laranja e baunilha deliciosos, licorosos, redondinhos, nada enjoativo. Fixa que é uma beleza...

Minha avó fazia Crepes Suzette quando eu era pequena. Era sobremesa de dia de festa... o cheiro cítrico das raspas e do suco de laranja, o amarguinho-doce do licor Cointreau e a doçura perfumada do açucar vanille invadiam a casa... e aguçavam minhas lombrigas. Impossível não associar o cheiro dessa sobremesa com o Liberté. Ambos tem em comum uma doçura cítrica, a combinação do azedinho-doce perfeita!

Notas de saída: laranja, laranja amarga, bergamota, limão amalfi, mandarina e freesia. Coração: açucar, frangipani, flores brancas, gardênia, marmelada, heliotropo e mel. Base: patchouli, vetiver e baunilha.

Crepes Suzette

Massa: 4 ovos, 1 pitada de sal, 1 lata de creme de leite, 1 xícara de farinha de trigo, 1/2 xícara de açucar, açucar vanille à gosto. Bater tudo no liquidificador e fritar os crepes em uma frigideira antiaderente untada com um puco de óleo. Reserve.

Recheio: 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, 3 colheres (sopa) de açucar, 1 colher (sopa) de licor (ou suco) de laranja, raspas de 2 laranjas, raspas de 1 limão. Derreta a manteiga, junte o açucar, misture bem, acrescente o licor e as raspas e reserve.

Espalhe o recheio em cada crepe e dobre-o em quatro. Ao servir, polvilhe açucar sobre os crepes. Aqueça o conhaque e o licor de laranja em uma panelinha e flambe a mistura. Disponha imediatamente essa mistura quente sobre os crepes. Pode ser servido com uma bola de sorvete de baunilha.


Espero que tenham gostado da minha seleção. Minha intenção era associar perfumes que eu gosto e uso com pratos que me são familiares. 

Apesar de não curtir os perfumes puramente gourmands, aquí vai uma menção honrosa ao Blue Sugar, da Aquolina. Já tive e até tentei usá-lo, achei a mistura de caramelo, baunilha e anis bem interessante, mas para mim não deu... lembrou-me um pudim de leite com calda caramelo e anis estrelado que comí em uma viagem. Perfeito para as formiguinhas de plantão.

Agora fiquem à vontade para ver os associações dos meus colegas... bora ver? Estou morrendo de curiosidade...

Dâmaris, do Village Beauté
Diana, A Louca dos Perfumes
Carla, do Pimenta Vanilla 
Elisabeth Casagrande, do Perfumes Bighouse 
Vanessa, do Van Mulherzinha
Dênis, do 1 Nariz 
Mariana, da Estante Perfumada
Cassiano, do Perfumart




16 comentários:

  1. Menina, quero esse bolo de especiarias com uma boa caneca de chá preto a-g-o-r-a!
    Adorei sua resenha, suas receitas e associações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Di! Pode fazer esse bolo, é sucesso garantido! Depois me conta o que achou. Vai perfumar sua casa! Bjo!

      Excluir
  2. Noooooooooossa!
    Melhor do que um post bem escrito sobre fragrâncias que nos remetem a pratos, é ter as receitas dos mesmos. Não podia ser mais completo!

    E foi bacana ver a memória olfativa, que te faz lembrar da sua avó e dos crepes que ela preparava. Esta é uma das características que eu mais gosto em um bom perfume.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cassiano! Memória olfativa é tudo... a minha é bem aguçada, lembro dos cheiros da minha infância e adolescência com nitidez. Esse é o barato da coisa... nossa memória olfativa e as associações que fazemos. Bjo!

      Excluir
  3. Juliana! Bolo com chá e Jaipur...pra que mais? Já fui avessa as doçuras extremas da perfumaria, mas virei a casaca literalmente, e hoje sou fã da doceria gourmand. Não diariamente porque sou mulher de fases, e tenho que variar os aromas de acordo com o humor, o clima,a ocasião...principalmente estado de espírito. Caldas e caramelos indicam fase dengosa, ou necessidade de conforto.Aproveitarei para conhecer os receitados aqui. Beijocas de Elisabeth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth! Não consigo gostar dos puramente gourmands, mas curto alguns na pele dos outros. Já tentei vários, o mais docinho que uso é o M de Mariah, a nota de marshmallow fica discreta e o incenso predomina em mim. Mas, não digo que dessa água não beberei... quem sabe um dia... bjo!

      Excluir
  4. Ai que delícias!! Você e a Beth passaram até receitinhas. Tudo!!! Amo bolo e pão de especiarias e essa salada de fruta hem! Que ideia boa a calda de maracujá! Lembrei de um chá que faço com maracujá, goiaba e cravo...Hum...
    E Jaïpur é um charme...
    Maravilha, Ju.
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Ah Li... não resistí, amo cozinhar e aproveitei para partilhar algumas das minhas receitas. A do Crepe Suzette era da minha avó, é uma delícia! Fiquei curiosa com esse chá de maracujá, deve ser uma delícia... bjão!!!

    ResponderExcluir
  6. Super criativa e provocante escrita, Ju. Posso salvar e imprimir?
    bjs

    ResponderExcluir
  7. como vc foi detalhista, criativa e como conseguiu dar fome te ler menina! parabens!
    correndo a anotar algumas receitas...muito boa ideia! adorei de verdade! grande beujo

    ResponderExcluir
  8. Receita do bolo anotada! Tô amando essa Mesa-Redonda!

    ResponderExcluir
  9. Eu Tbm Van!!! Faça obolo, não vai se arrepender! Bjo!

    ResponderExcluir
  10. Meu Amor, muito bacana esse post! Aliás, o seu blog é muito legal, parabéns! Te Amo!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada meu amor! Te amo! Bjo!

    ResponderExcluir