sábado, 10 de maio de 2014

Byzance- Rochas

Com a temperatura caindo aquí em São Paulo, lembrei de uma miniatura que tive há muito tempo do Byzance de Rochas. Que perfume lindo! Deu uma vontade imediata de tê-lo novamente. Vou caçá-lo...

Minha história com Byzance começou na adolescência. Folheava minha amada revista Capricho (a revista da gatinha, rsrs) e me deparei com uma matéria que falava sobre os perfumes preferidos das top models que bombavam na época: Cindy Crawford, Linda Evangelista, Claudia Schiffer, Tatjana Patitz... aliás essa última modelo foi garota propaganda de Byzance e é claro, relatava que seu preferido era o Byzance.

Tatjana Patitz na campanha de Byzance - 1989

Aquele frasco azul escuro me chamou a atenção, acho o frasco belíssimo, meio gótico, sei lá... fiquei louca por ele, juntei minhas economias e comprei uma miniatura. À primeira cafungada veio o susto: será que vou usar isso? Meu nariz acostumado na época com fragrâncias fresquinhas assustou-se. Deixei o Byzance de lado no meu guarda roupas por um bom tempo. Redescobrí-lo foi um deleite. Estava na época de incensos e galera reunida tocando violão. Incenso, bingo! Byzance para mim é puro incenso!



Byzance foi criado em 1987, criado por Alberto Morillas e Nicolas Mamounas para a tradicional casa francesa Rochas.

Vamos às notas:

Saída: aldeídos, especiarias, cravo, notas verdes, mandarina, manjericão, cardamomo e limão
Coração: tuberosa, lírio do vale, rosa turca, raiz de lírio, anis, jasmim, ylang-ylang
Base: sândalo, âmbar, musk, baunilha, cedro e heliotropo

Byzance é um perfume rico, quente, elaborado. Tem cara de inverno, roupas pesadas e quentinhas.

Abre aldeídico, explosão de especiarias, cravo (a flor) e limão. Evolui quente e abafado, com flores abafadas, sinto rosa, ylang, lírio e jasmim abafados por lotes de sândalo, âmbar e um tiquinho de baunilha. Um tiquinho mesmo.

Para mim Byzance é puro incenso indiano. É o perfume que mais me remete à incenso. É forte, pungente, fixa muito bem, silagem excelente. Infelizmente não sei como está hoje em dia, minha míni era vintage, maravilhosa.



Quero muito encontrar um Byzance para me aquecer nesse inverno. Só não sei se vou encontrá-lo. Em breve vou à caça. Se alguém souber onde encontrá-lo, avisem-me, porfa...

4 comentários:

  1. Paixão! Byzance é a coisa mais linda, meu Rochas predileto ( o segundo é adivinha qual? Byzantine!!). Um conceito oriental diferenciado e portanto, único. Também sempre me remeteu a incenso ( que amo demais) até perceber que ele na verdade ( apesar de incensado) é mais ainda assabonetado. É como se fosse um tipo de incenso meio adocicado, nada seco ou herbal, mas de madeiras doces. Seria como abrir um sabonete oriental envolto em papel de seda e inundar o ambiente com a magia desse aroma tão especial e fino.
    Obrigatório para amantes de perfumes intensos. E o frasco é aquela beleza toda, com a fitinha pink pra dar o toque bizantino...
    Ótima resenha, Ju!
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Oi Li! Byzance é divino... lí por aí que foi reformulado e que agora está mais "assabonetado", quero conhecer... o meu era muiiito antigo e ficou muito tempo guardado, acho que maturou... rsrs... preciso de um com urgência! Ele é especial.
    Obrigada querida! Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ju! Parabéns pelo blog, mto bom encontrá-lo. Amo perfumes e o Byzance é um deles. Tenho um exemplar há 9 anos, comprei em Bruxelas e até hj ele dura (comprei uma versão grande), mas vai acabar e eu acho q pararam de fabricar. Vc achou?? Bjs, obrigada! Flávia

      Excluir
    2. Oi Flávia! Obrigada! ;)
      Infelizmente ainda não encontrei nenhum Byzance para chamar de meu. Imaginei que poderia encontrá-lo perdido em algum canto da 25 de março, mas o pessoal disse que faz tempo que não o recebem. Talvez na Europa ainda se encontre algum perdido... bjs!

      Excluir